O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

16 de maio de 2007

Uma nova vida...


Doação de órgãos sempre foi um assunto que muito me interessou e agradou. Talvez pelo fato de eu ter convivido com este assunto durante boa parte da minha infância. Minha querida Tia Ju passou muito tempo esperando por um transplante de rim, até que um dia ela teve a oportunidade de receber o órgão de um doador morto. Ela estava na lista de espera e no dia em que recebeu o telefonema foi a maior alegria na família. E é examente nesse clima de expectativa que as famílias de pacientes que precisam de um transplante vivem: é uma longa espera pelo órgão. Existe a esperança, mas ao mesmo tempo existe a dor e o sofrimento porque muitos se perguntam se ainda estarão vivos para receber o órgão. E doar órgãos é doar vida!!!! A doação ainda é bastante mitificada. Falta esclarecimento, falta informação para a maior parcela da população. Você já parou para pensar quantas pessoas morrem todos os dias?? E quantos órgãos deixam de ser doados por pura falta de informação ou até mesmo por "materialismo"??? E no meio disso tudo, quantos ainda estão na fila de espera por um órgão???? São milhares de pessoas esperando por uma doação! Para se ter uma idéia do quanto o índice de doação é baixo, no Brasil a média é de 6 órgãos doados para 1 milhão de habitantes. Em países como a Espanha (a melhor média mundial caso eu não esteja enganada) o índice é de 35 por cada grupo de 1 milhão de pessoas e nos EUA é de 20!!!!!
Vamos aos esclarecimentos:
O que é possível doar?
Tecidos: Córnea, ossos, pele, medula óssea.
Órgão: Rins, fígado, pâncreas, coração e pulmões.

Quem pode ser doador?
- Doador vivo pode doar sangue, medula óssea, rim, parte do fígado e pulmão.
- Doador morto por parada cardíaca: córnea, pele e ossos até 6 horas da parada do coração.
- Doador morto por morte encefálica: rins, fígado, coração, ossos, pele, pulmão, pâncreas, intestino e veias...

Qual a diferença entre morte encefálica (morte cerebral) e coma??
No coma o paciente encontra-se vivo, apresentando atividade cerebral. Já na morte encefálica, o paciente encontra-se morto, não apresentando atividade cerebral e do tronco cerebral, sendo irreversível. O diagnóstico é muito seguro, feito por vários médicos, com exames e etc... Não dá mais pra conviver com o mito de que, caso você vá parar no hospital, o médico vai dar o diagóstico de morte cerebral só para tirar um órgão!!!

Para quem vão os órgãos?
Vão para pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em lista de espera, gerenciada pela Central de Transplante da Secretaria de Saúde e controlada pelo Ministério da Saúde!

OUTRA COISA MUITO IMPORTANTE: AVISE SUA FAMÍLIA SOBRE SEU DESEJO DE DOAR ÓRGÃOS!!!! Ter na carteira de identidade escrito "Doador de órgãos" não adianta! Esse decreto foi revogado em 1998. Uma lei de 2001 suspende essa determinação e deixa a autonomia para a família. Ou seja, sua família precisa saber que você quer ser doador! Mesmo que você faça uma procuração, deixe registrado em cartório, testamento, etc, NÃO VALE! O que realmente vale é que o sua família diz! Então, que tal já avisar neste momento à sua família o seu desejo?? Isso é muito importante e sério! Pense em quantas pessoas podem ter a vida salva com um simples gesto de doar órgãos! Reflita sobre tudo isso e comente com amigos, parentes, colegas.... encaminhe para outras pessoas. Logo embaixo da postagem tem uma "cartinha" que ajuda você a enviar essas informações para seus amigos! AJUDE A SALVAR VIDAS!

Nenhum comentário: