O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

19 de julho de 2007

Tem de tudo...


Falei da Feira Hippie, em Belo Horizonte, no post anterior e hoje me dedico a falar sobre o "Mercado Central", outro point famoso das Gerais. O local é um outro "tem de tudo", com comércio, cultura e turismo. Desde criança fui acostumada a percorrer aqueles corredores ao lado dos meus pais. Comprávamos frutas, verduras e, principalmente, queijos e doces. Especialmente um doce de leite pastoso, levinho, maravilhoso, vendido lá. Bom, o fato é que eu simplesmente adoro "bater perna" no Mercado Central.


São mais de 400 lojas oferecendo tudo o que você imaginar.
E quando eu digo que tem de tudo é porque realmente tem: frutas (das comuns às exóticas), verduras, ervas, raízes, carnes, artesanato, produtos feitos em palha, queijos, doces, biscoitos caseiros deliciosos, cachaça (muita cachaça), panelas de ferro, pedra e cobre, passarinho, gato, cachorro, comida boa e por aí vai. E por falar em comida boa, coisa típica é parar ali para comer o famoso "fígado acebolado com jiló" e beber uma cerveja bem gelada. Tá certo que o tira-gosto não parece apetitoso para muita gente, mas até eu, que não sou fã de fígado nem de jiló, aprecio com prazer essa delícia feita no Mercado. Perfeito!!!!

Mais do que uma grande feira, o Mercado Central é um espaço descontraído de convívio social! Amigos se encontram para colocar o papo em dia, beber uma cerveja gelada, fazer compras ou até simplesmente passear! É tradição de muitos formandos bater ponto no Mercado Central às seis da matina, com roupa de gala e tudo mais, depois de uma noitada de festa!!!

Eu amo passear por ali. Quando morava em BH, marquei muitos encontros no mercado. Hoje, quando visito minha cidade, não deixo de dar uma passada ali. E sempre saio de sacola cheia, com tudo o que há de mais gostoso em Minas. Compro para mim e para os amigos.
Abaixo, minha irmã Priscila numa loja de cachaça, especialidade mineira.


E nesta outra foto, mais uma especialidade nossa: o queijo mineiro!!!! Este, que Priscila segura, é da Serra da Canastra, o ideal para fazer o típico pão de queijo!


Mas nem só de especialidades mineiras faz história o Mercado Central. Não dizem que pimenta boa é a que vem da Bahia?? Olha eu aí, numa loja cheia das "ardidas"!!! Tudo bem que essas, na foto abaixo, não vieram da Bahia. Foram feitas em Minas Gerais... Mas não deixa de ser um exemplo da diversidade!!!!

Nenhum comentário: