O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

19 de agosto de 2007

LA VIE EN ROSE

Não sou fã de livro auto-ajuda, mas alguns são até "digeríveis". Quando ainda morava em BH (há uns 3, 4 anos), comprei um livrinho de bolso espetacular! Na verdade, eu não o considero propriamente um auto-ajuda, mas um tipo de livro que dá aquele "click", aquele toque para você despertar e correr atrás de tudo o que te faz feliz! É auto-ajuda???? Tá, tudo bem, pode até ser. Mas vale a pena ser lido e relido.
"A Vida é Bela", de DOMINIQUE GLOCHEUX. Ou, na tradução original, "LA VIE EN ROSE" . É um pequeno manual com 512 conselhos (ou reflexões) sobre a vida. Sem querer fazer propaganda, custa R$9,90 no Submarino, mas é facilmente encontrado em qualquer livraria.

Eu costumava andar com este livrinho na bolsa, e sempre que tinha uma oportunidade me punha a ler e refletir. Sim, é um livro para ler com calma e refletir, refletir, refletir. Só para que vocês tenham uma idéia, vou reproduzir aqui algumas dicas contidas no manual.

- Volte aos lugares e lembranças da sua infância,
- Quando discutir com pessoas queridas, deixe-as ganhar. Escolha ser feliz em vez de ter razão.
- Aguente firme. Se você acreditar que está no caminho certo, não pare. Aguente firme.
- Seja ousado.
- não tenha vergonha de dizer "preciso de ajuda"
- Conserve sua alma de criança
- Aprenda a apagar as más lembranças,
- Aprenda a se amar. Do que jeito que você é. Tanto por dentro, quanto por fora
- Carpe Diem. Aproveite o dia. Aqui e agora. Você nunca será capaz de fazer o tempo recuar. Aproveite este instante, cada instante, com deleite.

Gostou? É só um aperitivo. Há duas dicas que sempre me fizeram refletir mais:
- Se você fosse morrer daqui a um ano, o que mudaria em sua vida? Encontre 3 idéias. Comece logo a executá-las!
- Se você fosse morrer amanhã, o que faria em seus últimos instantes? Faça isso em 48 horas...
É difícil imaginar isso, principalmente porque não estamos preparados para a morte. Mas a idéia é mostrar que só se vive uma vez. E nunca mais teremos outra oportunidade para viver ESTE momento. Ele vai e ficam as lembranças. Por isso, não seria melhor deixar as boas lembranças?? Só quem é feliz, e sabe viver feliz, vive de bem com a vida. Pense nisso!!!!

Uma música desperta para isso. EPITÁFIO, dos Titãs

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor

Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
enquanto eu andar...

Um comentário:

Bel disse...

Eu não sou muito de livros de auto-ajuda, não... mas esses assim simples eu aceito.

Tô tãaaaaaao cansada... estou escrevendo no blog onde falo só do TCC... depois passa lá pra ver a saga de hoje. (http://eueotcc.blogspot.com )

Bjo!