O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

28 de agosto de 2007

Um passeio pelo supermercado!

É engraçado dizer isso, mas adoro passear no supermercado. Isso mesmo, PASSEAR!!!
Olhar as prateleiras, ler os rótulos dos produtos, ver as novidades ... A explicação para isso deve estar naquele meu velho prazer de comer (já dito tantas vezes aqui!!).

Porém, detesto fazer a chamada "COMPRA DO MÊS". Prefiro comprar aos poucos, à medida em que vou precisando das coisas.. Claro que, para o bolso, isso é um perigo!!! A gente termina por gastar mais, mas é menos estressante! Calma e tranquilidade são fundamentais para descobrir as novidades do mundo gastronômico!!!!

Sempre que viajo para algum lugar, a mala vem com uma "lembrancinha" e recheada de ingredientes fabulosos para a minha cozinha!

Especialmente quando a viagem é para fora do Brasil! É a chance de trazer não apenas coisas diferentes, mas também produtos que são vendidos aqui e custam uma "pechincha" lá fora!!!

Quando estive na Noruega, trouxe um molho de pimenta doce feito na Tailândia excepcional. Os noruegueses amam a Tailândia e viajam muito para este país asiático. Digamos que eles estão para a Tailândia assim como os mineiros estão para o sul da Bahia ou Cabo Frio. Ou seja, a maioria já foi!!!!

Por isso, são bastante comuns (e baratos) os ingredientes típicos da cozinha tailandesa. Foi de lá que eu trouxe também "Grön Currypasta", fundamental para fazer o prato típico tailandês "Green Chicken Curry" (que aprendi a fazer lá)!

Então, com certeza um supermercado vai sempre estar na minha lista de "pontos turísticos"!!!

Ainda mais se eu levar em consideração o fato de que em Salvador não é possível encontrar um monte de produtos interessantes para o meu "maravilhoso mundo da cozinha". Só me resta mesmo "importar" algumas delícias.

Por exemplo:


- O café que eu adoro é o "3 Corações" (e não encontro aqui!)


- Amo amo amo requeijão! E amo ainda mais o "Requeijão Itambé" (na minha opinião, a melhor marca). Por isso, ou eu me contento comprando o "Poços de Caldas" em Salvador (o 2º melhor pra mim), ou peço para alguém trazer o "Itambé" de Minas (ou eu mesma carrego na mala quando venho de BH).


- E queijo canastra??? Se alguém já comprou aqui em Salvador, fresquinho, por favor me avise!!!!


Enfim, tem tanta coisa que se eu for listar.... passo o dia todo aqui!!!!

Por isso, basta eu ir a BH para fazer a festa!!!!! Minha mãe já separa os encartes de jornal (com as promoções, claro!) e os supermercados que me aguardem!!! Além, é claro, do delicioso Mercado Central!!!

Da penúltima vez em que estive lá, trouxe 5 trutas (inteiras, congeladas)!!! A razão não estava no preço, mas sim na "necessidade" gastronômica (eu queria fazer um prato diferente).
Em Salvador, eu já tinha rodado todos os supermercados, delicatessens, o que você imaginar, e não encontrei o peixe!!!! Por fim, me disseram que se eu quisesse poderia encomendar pela internet (avanço demais para meu gosto.... sem contar o preço, que devia ser um absurdo e eu nem quis saber)!!!

E amora??? Outro dia precisei para uma receita e lá fui eu, por mais um giro por Salvador!!!! Resultado: um amigo do Marcones, que tinha um pé da fruta em casa, me deu um pouco!!!

Quando entro no "Verde Mar", em BH, tenho vontade de levar tudo!!!!
Para quem não conhece, veja o que diz a Wikipédia sobre o lugar:
O Supermercado Verde Mar, ou simplesmente Verde Mar, é uma rede de supermercados da cidade de Belo Horizonte. Seu público principal é das classes A e B, interessados na grande variedade de produtos gourmet, como frutos do mar, carnes nobres, bebidas e outros produtos importados.


Claro que o lugar tem coisas caríssimas, mas há produtos de marca própria que são fantásticos (e às vezes mais em conta que outros supermercados)!

Para se ter uma idéia, o Verdemar já ganhou vários prêmios da Revista Veja no concurso "Veja Belo Horizonte - o Melhor da Cidade". Recebeu a premiação de "Melhor pão de queijo".




Uma de minhas últimas aquisições lá foi o tomate cereja pelado, em molho!!!
Delicioso!!! E perfeito para uma boa massa!!!!


Outro "achado" foi o Azeite Aromático Borges, de Alho Frito!!! Criado pelo chef catalão Ferran Adrià a partir do Borges 100% Puro, é indicado para salada verde, batata assada, peixes, ovo frito, massas e molhos.
Há vários outros sabores, como Alecrim Fresco, Casquinha de limão, quatro pimentas, baunilha, canela e por aí vai....

Aqui em Salvador eu só vi no Sam´s Club, e mesmo assim apenas dois tipos: Alecrim Fresco e Casquinha de limão!!! Espero que, em breve, todos os supermercados estejam vendendo...

Enquanto isso, continuo à procura de sabores, temperos e ingredientes supreendentes para as minhas receitas!!!!

p.s: ainda não comentei aqui, mas participo de um outro blog (de gastronomia, claro!!). Todos os temperos reúne as experiências dos integrantes de uma recém criada Confraria! Vale a pena dar uma passada por lá!

Para entender como o grupo foi criado, dê uma lida aqui.

2 comentários:

Bel disse...

nho lido todos os posts no google reader (que é uma maravilha, pra mostrar quem atualizou o blog) mas lá não dá pra comentar. E, vou confessar, não tenho muito o que dizer no que se refere a culinária, pois sou um zero à esquerda - e maiúsculo, se é que existe zero maiúsculo!!!

Então, só leio mesmo...

Bjo e continue produzindo em todas as áreas. Quando te vejo agora na tv, tenho vontade de dizer: "é minha amiga..."

Bjo!

Anônimo disse...

Oi Cá,
Isso também tem acontecido comigo no Rio. Toda vez q meus pais vêm de BH, eles trazem um queijo canastra pra mim, de uma lojinha de produtos da roça que fica na Floresta (nosso antigo lar, hehe). O Café 3 Corações eu encontro, mas o mais conhecido aqui é o Pimpinella, que é da mesma empresa. A vida na Barra da Tijuca é muito diferente de BH, e do resto do Rio tb. Aqui não tem sacolão ou açougue, daqueles com cara de bairro.. Tenho q comprar no supermercado ou na feira de rua, que só acontece aos domingos. Mas já adaptei a essa vida. Domingo agora é dia de feira, e de pastel com caldo de cana!! Hehehe..
Bjos...