O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

23 de março de 2009

Sorria, você está na Bahia

A Bahia vive uma situação dramática por causa da dengue, que não para de avançar pelo Estado. Os números aumentam a cada dia, e em algumas cidades já foi decretada situação de emergência. Em Salvador, apesar das autoridades dizerem que AINDA não há um surto, os números da doença aumentam a cada dia. E a população, que deveria fazer a sua parte, parece que ainda não se conscientizou sobre o perigo da dengue!

Cenas como a da foto abaixo são comuns na capital baiana...



Dia desses, fazendo uma matéria sobre a dengue na periferia, um morador chegou perto de mim dizendo que a prefeitura não fazia nada, que isso, que aquilo, blá, blá...

Educadamente (mas morrendo de raiva) eu perguntei:

- "Meu senhor, quem é que joga o lixo na encosta? É você ou a prefeitura???"
- "Ah, mas todo mundo joga...Não é só eu!" - disse ele
- Só porque todo mundo faz, você vai fazer também?? Faça sua parte" - respondi.

A realidade é: enquanto as pessoas forem mal educadas e não se conscientizarem, a doença vai continuar fazendo vítimas. Não há governo no mundo que consiga acabar com a dengue sem contribuição, sem colaboração do povo!!!

Faltam políticas públicas? Faltam..
Mas falta principalmente educação!

Um copinho jogado na rua, uma lata de refrigerante, uma inocente tampinha de garrafa pet... Tudo vira foco do mosquito se a água acumular!

Há duas semanas eu tive que pedir à administração do meu prédio para colocar areia nos pratinhos das plantas!!! Imagine só! A essa altura do campeonato, 28 mortos no estado, e o pratinho cheio de água!!!

Não faz mais do que um mês e eu tive que tirar a capa de um carro aqui no prédio porque estava repleta de água empoçada da chuva!!! Eu havia pedido para a administração fazer isso, já que o morador irresponsável estava viajando. E nada! O marido tornou a pedir! E nada! Cansada da demora, eu mesma fui lá e arranquei a capa!!!

É mole ou quer mais?

Pra prevenir, tirei a mão do bolso e comprei repelente adulto e infantil (receitado pela pediatra para Samuel)!!!


Hoje, entrevistando uma mulher, ela disse algo muito interessante:

" O povo tem consciência de que tem carnaval, tem consciência de que tem futebol, tem consciência de que tem festa. Mas ainda não tem consciência de que é preciso ter educação. E ainda não tem consciência de que a dengue mata".

Faça sua parte.

Não jogue lixo na rua.

Ajude a acabar com a dengue!!!

4 comentários:

Nathália Martins disse...

Ô povo difícil, né?
Aqui no Rio passamos pela mesma situação, só que o número de mortos é bem maior.
A Ana Luiza quando tinha 1 mês e meio teve dengue, foi horrível!!!
Às vezes acontece em casa e as pessoas não fazem nada. Cobram do governo, mas como cidadãos não fazem nadinha.
Dá nos nervos...
Nós por aqui fazemos a nossa parte, mas tem muita gente que ainda não faz.
Desculpe o comentário longo! Desabafei!!!
Bjs***

Juliana disse...

Adorei Camila! Incrível como é sempre mais fácil culpar os outros, o governo, quando na verdade as pessoas não fazem sua parte e não dão exemplo!
Entra num ouvido e sai pelo outro, como se nunca fosse acontecer com a própria família.
Vamos cada um fazer nosso pouquinho que chegaremos lá!
Beijos!
Jue e Clara

Dri disse...

Ótimo post...
Já cansei de ver gente jogando lixo pela janela dos carros...
Nosso povo é muito "porquinho" nesse sentido...terrível!!
Beijokas

Nanda disse...

Oi Camila!!! Então, já estou com minha princesinha nos braços...kkkkk...que xixi que nada...rsrs
Graças a Deus deu tudo certo! Depois que escrevi no blog, liguei pra minha médica e ela me mandou pro hospital. A Gabi nasceu às 19:16 e depois de 2 horas já estava no quarto comigo. Agora, além de sermos da mesma cidade e morar na mesma cidade, temos mais uma coisa em comum..rsrs
Que Deus te abençoe grandemente a cada dia!
Beijos