O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

7 de outubro de 2013

Tour gastronômico por Salvador - japonês e peruano

O post hoje é dedicado a você que adora conhecer as novidades gastronômicas e os novos restaurantes da cidade! Tem coisa melhor do que descobrir um restaurante de comida gostosa? Nos últimos meses tenho feito uma verdadeira peregrinação e conhecido muito lugar bacana! 

Se você gosta de comida japonesa e peruana, o post então é dedicado a você! Começando pela Ocho Cevicheria, no boêmio bairro do Rio Vermelho. A cozinha é comandada pelo chef e dono da casa, Marcelo Fugita, um paulista e descendente de japonês que se especializou na comida asiática e peruana! E como grande comhecedor das técnicas gastronômicas, ele cria pratos ricos no visual e no paladar, como o Tartar de Salmão e Atum com sal negro do Havaí, azeite de ervas frescas, raspas de limão siciliano e tahiti, crisps de batata doce e salsa de trufa. A foto abaixo já diz alguma coisa!

Você também vai se apaixonar pelo churrasco de frutos do mar! O nome no cardápio é "Churrasco Anticuchero", e além de um mix de frutos do mar (lula, lagosta, camarão, vieiras, etc), vem acompanhado de legumes grelhados. À parte, peça a farofa de couve e camarão feita com pão italiano (no lugar da farinha)! Você não vai se arrepender! 

Na foto abaixo, eu e o chef Marcelo Fugita!
 
Em uma das vezes que fui lá, estive a convite de Felipe Almeida, do Blog Santa Comida (santacomida.blogspot.com.br) ! Blog bacana e cheia de dicas legais! Felipe é advogado, gourmet, blogueiro e guia de viagem! Ufaaaa! 

Ocho Cevicheria 
Rua João Gomes, 249.
Rio Vermelho - Salvador
Telefone: 3311-3300

**********
É também no Rio Vermelho que fica o Oriente Fast, um restaurante que começou com a proposta de ser apenas um chinês, mas há pouco tempo incorporou no cardápio a comida japonesa! Nessa hora muita gente vai pensar: "ah, então não é um bom japonês!"

Na na ni na não! Garanto que é sim um ótimo japonês! Os pratos foram elaborados por um chef que tem passagem pelo renomado Soho, daqui de Salvador. A criatividade impera e a qualidade também! Sem falar no preço, que é muito bom e acessível! Conheci a casa a convite de Gabi e Luis, do blog ondecomeremsalvador.com.br

Vamos a alguns dos pratos... De entradinha, um ceviche delicioso (prato que na verdade é peruano)!


Oriente Maki


Hot Roll sequinho e crocante

A maior surpresa foi o Fábio Maki (especialidade do chef da casa, que chama Fábio). É um combinado de salmão flambado com recheio de camarão, rúcula, tomate seco e cream cheese. Com direito a fogo e muito glamour! 

Oriente Fast
Rua da Paciência, nº 46.
Rio Vermelho - Salvador
Telefone: 3011-0011

**********
Se você ama japonês, tem que conhecer também o Yohei, no Caminho das Árvores. Eu já conhecia a casa, mas voltei a convite da Adriana, do blog Batalha Gourmet (www.batalhagourmet.blogspot.com.br).

Eu e mais uma turma de blogueiros fomos conhecer as novidades do cardápio, como o Sunomono de Bifum (macarrão de arroz, pepino japonês, camarão e kani).

Entre as delícias, o Bifum Yohei, numa cestinha crocante de massa de hot roll com macarrão de arroz ao molho de shimeji, shitake, champignon e alho poró. Surpresa para o paladar. 

Ponto positivo também para a novidade do cardápio, o Frango com Shimeji e arroz japonês! Incrível! 

Pra quem gosta de japonês e das inovações na culinária japonesa, esta aí um ótimo restaurante! 

Yohei 
Alameda das Carolinas - Caminho das Árvores

**********
Gosta de japonês, mas também não dispensa uma salada? A dica é conhecer o Mariposa, um lugar já famoso aqui em Salvador por conta das saladas e dos crepes! O buffet de saladas é incrível, com grande variedade e qualidade! O que muita gente ainda não sabe é que o restaurante oferece também um buffet japonês! Estive lá ontem festejando os 4 anos do blog Comer Rezando, da querida Juliana Braga! 

Com um buffet desses não tem como não gostar de salada, né? 

No cardápio, a opção de comer só o buffet de saladas, ou combinar salada + crepe, salada + grelhado, salada + polpetone de soja e ainda salada + japonês (este último por R$37,90). O buffet japonês tem cerca de 10 opções, mas todas bem saborosas! 
 
Custo x benefício maravilhoso, né? 

Vou aproveitar e mostrar mais do aniversário do blog Comer Rezando (www.comerrezando.com)

Na foto acima, Tereza (do instagram @proveieaprovei e que é colaboradora do Comer Rezando) e Juliana Braga, dona da blog!

Ah, o Mariposa está presente em vários lugares de Salvador. Este último que conheci foi Salvador Shopping!

Beijos! Volto depois pra falar das opções de comida italiana na cidade! 

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro a comida da Ocho! Diferenciada e saborosa. Fiquei curiosa para conhecer o Mariposa. Bjs Amanda!