O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

19 de agosto de 2013

Rock'n roll party

Parece que foi ontem que ele veio para os meus braços. Mas cinco anos se passaram desde que Samuel nasceu. E como o tempo passa rápido! É incrível! Meu "bebeco" agora já é um "rapazinho"! Apaixonado por futebol, brincadeiras e molecagens. Agora se mostra independente e questionador! Com temperamento forte, mas uma doçura incrível. Cinco anos! Meia década!

Não fizemos festa, mas apenas uma comemoração na escola e também em casa para amigos mais íntimos. Eu achei que ele fosse escolher um tema bem "menino de 5 anos", que vive no mundo da fantasia. Mas ele me surpreendeu ao pedir uma festa de roqueiro! Sim, o tema foi rock'n roll! 

Para a escola comprei uns enfeites de parede e convite em forma de CD! 

E de lembrancinha fiz mini garrafinhas de refrigerante cheias de confete colorido.

Mas o que eu gostei mesmo foi da decoração em casa. Para a parede, coloquei os mesmos enfeites que tinha usado na escola: guitarras, letras musicais e discos de papelão. Comprei numa casa de festas daqui de Salvador. 

Também comprei balões nas cores preta e branca. Um deles, com desenhos de notas musicais. Alguns eu usei para fazer uma espécie de buquê (com aquelas varetinhas de balão, também vendidas em casas de festas)! 

Achei que o resultado ficou bem bacana! 

Mas o que achei que ficou mais legal foi o teto de casa! Amarrei fitinhas nas pontas dos balões e coloquei no teto com ajuda de durex! 

Como a "festinha" seria à noite, usei lâmpadas coloridas e luz negra pra dar um "tchan" no lustre da sala. 


Também usei um abajour azul para criar um ambiente com pouca luz. 

Com essa iluminação, a decoração ficou ainda mais bacana. Um ambiente bem rock'n roll!

Acho que já posso ser contratada para trabalhar em buffet...hahaha

Brincadeiras à parte, poderia ficar bem mais bacana e criativo se eu tivesse tempo ou estivesse de férias! Mas, enfim..... dei o melhor de mim! 

Mais fotos do teto, que foi o que eu mais gostei! 

Na mesa, usei uma toalha de Kami (aquele "tecidinho" muito usado em saquinhos de sapato)! Comprei numa loja de festas e usei como forro da mesa! 

Samuel amou! E isso é o que mais importa, né? A festinha teve pipoca, salgadinho, doce, bolo, queijos e uma torta de carne de entradinha. Como em casa tinha mais adulto, fiz um risotto para fechar a noite! 

Mas hoje vou dar a receita da torta de carne! Deliciosa e super saudável. 

INGREDIENTES
- 1kg de carne moída de boa qualidade
- um punhado de cheiro verde (usei cebolinha e hortelã)
- 1 cebola picadinha
- 4 dentes de alho
- sal e pimenta do reino à gosto
- 1 pão de sal ralado (ou 1/2 xícara de farinha de rosca)
- 1 ovo
- pedacinhos de gorgonzola (usei cerca de 200 g)
- uma pitadinha de mostarda, ketchup e molho inglês

MODO DE FAZER
Misture tudo e coloque numa forma de fundo falso! É importante forrar com papel aluminio ou papel próprio para assados.


Feito isso, corte pedaços de mozzarella de búfala e coloque por cima.

Por último, uma lata de tomate "pelado" por cima!

Depois de colocar o molho, é só levar ao forno e pronto! Deixei cerca de 40 min no forno (na verdade deixei até perceber que o queijo estava bem douradinho).

Obs: a carne pode soltar uma água enquanto estiver no forno! Mas fique tranquila (o)!  Se não secar, é só tirar antes de levar à mesa! 

A foto da torta assadinha não está boa! Mas foi a que deu pra tirar! 

Pode ter certeza! É sucesso na mesa!

Beijos


15 de agosto de 2013

Geléia fresquinha

Depois que eu aprendi a fazer calda ou geléia de fruta, eu nunca mais fui a mesma! Hohoho..... É um negócio tão simples de fazer que você se pergunta: "por quê eu comprava geléia pronta?".

Então, se você não sabe, chegou a hora de aprender! Escolha a fruta de sua preferência e se jogue. A última que eu fiz foi com blueberry, ou mirtillo, como é mais conhecida no Brasil. É aquela frutinha meio roxa, meio azul, e em formato de bolinha que os Smurfs adoram (olha que legal pra incentivar seu filho a comer também)! Não é fácil encontrar no Brasil, mas quando encontrada é vendida pelos "olhos da cara". Aqui em Salvador comprei no supermercado Rede Mix por R$75,00 o quilo. Óbvio que não comprei um quilo. Comprei quase 200g, o que deu em torno de R$13! Como a fruta é pequena e não pesa quase muito, isso significa que 200g não é tão pouco assim! 

Mas você pode fazer com morango, amora, framboesa e o que mais sua paixão permitir. No meu caso, fiz com blueberry. Lavei a frutinha e coloquei numa panela com um punhado de água e um pouco de açúcar! 
À medida que a frutinha vai cozinhando, ela vai ganhando uma cor roxa linda. Enquanto estava no fogo, coloquei um pouco de limão siciliano e vodca. E um detalhe: é bom mexer de vez em quando, e não o tempo inteiro, para a frutinha não desmanchar. Enquanto está no fogo, é só provar para ver se está bom ou não de açúcar. Aí você me pergunta a quantidade de água! Mas depende do quanto de fruta você está usando. Para 200g de blueberry eu usei uns três copos de água e 2 colheres de sopa cheias de açúcar. O segredo é deixar em fogo baixo até a água reduzir um pouco e ganhar consistência de calda (se quiser usar numa cheesecake, por exemplo) ou de geléia. Para a consistência de geléia deixe reduzir bem a água. 

É tudo na base do olhômetro! E se você não tentar, nunca vai saber se dá certo ou não! Portanto, se arrisque! Seja feliz! 

Beijos! 

6 de agosto de 2013

Para impressionar!

Na semana passada tive mais um encontro delicioso com amigos e me encarreguei de fazer uma entradinha! Decidi fazer um petisco que há tempos planejava fazer, mas sempre dava uma preguicinha na "hora H"! 

Pela aparência a receita até parece difícil de fazer, mas no fim das contas é bem fácil! Só exige paciência! E dei um nome bem gourmet, pra impressionar ainda mais: "Batatinhas coradas ao forno com musseline de gorgonzola e macadâmia e crocante de bacon"! 

Ok, óbvio que eu não teria "capacidade gourmet" para dar um nome desses! Devo confessar que foi sugestão de um amigo e chef renomado: Rodrigo Castro, do Restaurante Red River Café! Mas a criação e concepção do prato coube a mim! Hohoho 

Pra impressionar, vou começar pela foto do prato pronto! 

Bonito, né? Agora vamos ao passo-a-passo! 

Comprei batatinhas do tipo conserva, daquelas pequeninas e no formato de bolinha. Depois, levei para cozinhar em água com sal até ficar "al dente". Pra ficar bem claro, al dente é aquele ponto que não é nem cozido demais (a ponto de desmanchar), nem duro demais. Ou seja, um meio termo. E isso é imprescindível para a batata! Quando perceber que ela já deu uma leve cozinhada, desligue o fogo. Ela tem que estar cozida, mas precisa estar firme para que você possa rechear! 

Feito isso, corte uma tampinha nas duas extremidades da batata, para que de um lado ela possa ficar "em pé" num tabuleiro e do outro você possa "abrir" para rechear! E rechear é bem simples, apesar de um pouquinho trabalhoso! Com a ajuda de uma colherzinha, "cave" um buraquinho na batata para colocar o recheio! 

Para o recheio, eu fiz uma pasta de gorgonzola, cream cheese, requeijão e macadâmia tritutarada. Tudo na base do "olhômetro" e "testômetro"! Hahahaha

Para finalizar, fritei uns pedacinhos de bacon e coloquei por cima.


Feito isso, foi só levar ao forno até a batata ficar coradinha! Petisco perfeito para receber amigos em casa e causar frisson! Rsrsrs 


Espero que gostem! 

Beijos