O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

6 de maio de 2014

A busca por uma vida saudável!

Nessa "vibe" de comer saudável, eu agora vivo buscando alternativas de alimentos com mais propriedades nutricionais e, além disso, menos gordurosos e calóricos! Ou, pelo menos, tento maneiras saudáveis de se fazer um prato!

Quer um exemplo?? Que tal um pastel deli deli, porém sem ser frito? Simples, né? Essa semana fiz um com recheio de palmito. Anota aí:

INGREDIENTES PARA RECHEIO:
- Palmito picadinho
- Tomate
- cebola
- alho
- cheiro verde

Depois de picar tudo pequenininho, refoguei no azeite de oliva e reservei. Tem que esperar esfriar, ok?

Comprei massa de pastel pronta (daquelas vendidas em supermercado, para serem fritas), coloquei o recheio e fechei com ajuda de um garfo. Em vez de fritar, optei por assar a massa. Untei um tabuleiro, levei pro forno e páhhhh! Delícia total!

 
Pra acompanhar, fiz um molhinho de ervas: bati no processador coentro + manjericão + cebolinha + um punhado de azeite e uma pitada de sal. Se não tiver processador, bate naquele "socador" de alho, amassando bem as folhas. Já fiz assim também e deu super certo.

Pastel assado de palmito e molho de ervas
Garanto que vai fazer o maior sucesso. Especialmente se você convidar alguém bem natureba para um happy hour na sua casa!

Se ligue: varie o recheio! Queijo, carne moída, bacalhau, siri e, quem sabe, até banana com canela! Varie também a massa! Nos supermercados também vendem massas folhadas para pastel. E próprias para forno!

Outro petisco saudável, bem cara de boteco, foi o meu bolinho de bacalhau. Fez o maior sucesso! Se eu fosse você tomava nota para aprender também.

BOLINHO DE BACALHAU
- bacalhau desfiado (usei cerca de 300 grs)
- batata cozida (usei umas 5 batatas médias)
- 1 ovo
- cheiro verde
- farinha de rosca (ralei um pão francês mais durinho)
- sal a gosto
- cebola roxa picadinha

O primeiro passo é dessalgar o bacalhau. Você pode deixar de molho em água fria de um dia para o outro. Como eu fiz no dia, deixei um pouquinho de molho e depois dei uma leve ferventada nele!
Feito isso (e depois de frio), tirei espinhas e pele e desfiei.

Aí é só acrescentar as batatas cozidas e espremidas, o ovo, a farinha de rosca (ou pão ralado, o que dá no mesmo), cheiro verde, a cebola picadinha, temperos a gosto e sal (cuidado com o sal)!

Os bolinhos depois que passei no farelo de pão

Feito isso é só misturar lé com cré até dar o ponto de enrolar.
Detalhe: o meu ponto não ficou durinho, durinho. Mas foi fácil moldar na mão mesmo! E confesso que não me ligo muito em quantidade de ingrediente. Vou no "olhômetro" mesmo!

A primeira vez que fiz, depois de enrolado, eu passei no pão ralado (além daquela quantidade que tinha usado na receita).




Bolinhos de bacalhau assado e servido com limão!

Agora, deixa eu dizer uma coisa: passar no farelo de pão não é regra, viu? Da segunda vez que eu fiz eu não passei em nada. Apenas untei o tabuleiro e levei os bolinhos pra assar em forno baixo! Deu super certo.

Os bolinhos sem passar no farelo de pão
 O "trem" ficou tão bom (e saudável) que nem eu acreditei. Fiz duas vezes e ficou perfect!!! Acho que a segunda vez mais ainda! Servi com o mesmo molhinho do pastel! Show de bola!


 
Aproveitem! Saúde e sucesso!

2 comentários:

Mundo do Sabor disse...

Olá Camila, ótimas dicas para petiscos mais saudáveis,simplesmente amei,
Tenho um blog o Mundo do Sabor, sempre posto receitinhas para crianças como o hot dog no cahorrinho, e saladas criativas para os pequenos,
www.mundodosabor.blogspot.com

Beijooos

Mayara Norberto disse...

Adorei as dicas!